Brownie

Hoje temos uma receita que já virou tradição aqui em casa, o brownie que minha mãe fazia para pagar a gasolina. Eu, Ciça, filha mais velha, virei a encarregada de fazer o brownie desde que comecei a me interessar por cozinha. Sou eu quem faço a receita no natal (sim, brownie é comida de natal aqui em casa 😛 ) e é sempre um sucesso entre meus amigos, porque sempre que eu faço todo mundo pede a receita. Alguns até chamam de brownie da Ciça, mas na verdade é a receita do livro Celeiro Culinária, que a minha mãe já postou uma foto.
Fotor0809163342

Aqui está a nossa versão simplificada e dobrada, porque se fizermos só uma receita, o brownie não dura nem uma tarde nessa casa de 5 comilões e viciados por brownie.

Fotor0809163958

Ingredientes:

250g de chocolate meio amargo
250g de manteiga
2 xíc. de açúcar mascavo
2 xíc. de açúcar branco
4 ovos
4 xíc. de farinha de trigo
4 clh. chá fermento
2 xíc. de recheio*

* Já usamos várias coisas para complementar o brownie. Na receita original, se usa metade das xícaras de uvas passas e a outra metade, nozes. Aqui em casa a gente quase sempre usa nozes, mas eu particularmente gosto de usar pedacinhos de chocolate branco. Amêndoas, castanha-do-pará, caramelo, nada, dão muito certo, pode soltar a imaginação com as combinações!

Fotor0809164120

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Derreta o chocolate picado, para derreter melhor, junto com a manteiga. Adicione os açúcares. Espere esfriar um pouco antes de colocar os ovos, para eles não cozinharem. Misture bem todos esses ingredientes. Agora chega a parte que você vai precisar de um braço forte: coloque aos poucos a farinha e vá misturando. A massa fica bem pesada, é um bom exercício para gastar as calorias que você vai ganhar quando comer o brownie. Unte e polvilhe um tabuleiro retangular. Os tabuleiros de alumínio geralmente têm um resultado melhor. Deixe no forno por uma hora mais ou menos a 180 graus. O ponto que a gente usa como referência é a aparência dele: o palitinho sai limpo, mas ele ainda está macio.

.Fotor0809163552

Nós acabamos sempre comendo um pouquinho da massa ainda crua, faz parte da bagunça.

Fotor0809164345

Ao fazer o brownie se acha o ponto certo e o jeito que vocês acham melhor! É uma receita que agrada todo mundo, podem ter certeza 🙂 Espero que vocês gostem!

Ciça

Fotor0809165242

PS: Brownie quente com sorvete de creme fica uma delícia!!!

One thought on “Brownie

Leave a comment